Comentarios de um cientista tuga em NYC interessado na politica, nas artes, na cultura que a cidade tem para oferecer, nas contradiccoes deste pais tao amado por uns e tao odiado por outros - e no vosso feedback!

domingo, outubro 18, 2009

“a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”

Acho que tenho de concordar...
E espero que Saramago continue a escrever por mais alguns anos. Aliás, ele é a prova de que Deus não é cruel porque nesse caso já o teria retirado do mundo dos vivos. Isso só confirma que a Bíblia deixa muito a desejar.. Deus deveria ser compaixão e nunca crueldade!


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1405681&idCanal=14

Caim lançado hoje
Saramago: A Bíblia é um manual de maus costumes
18.10.2009 - 18h49 Lusa
José Saramago afirmou que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”. Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.