Comentarios de um cientista tuga em NYC interessado na politica, nas artes, na cultura que a cidade tem para oferecer, nas contradiccoes deste pais tao amado por uns e tao odiado por outros - e no vosso feedback!

quinta-feira, novembro 09, 2006

He's gone!!! Ja se foi :))



Finalmente o Imperador Bush fez o que todos pediam ha muito, inclusive o seu Exercito: demitiu o arrogante Donald Rumsfeld!! Yupi!! Hooray!!

Que grande semana esta! Neste pais e' assim.. ainda ha 2 anos todos nos Media implicitamente (ou explicitamente como na Fox) apoiavam o Presidente e faziam eco da propaganda originaria da Casa Branca de que os Democratas eram fracos, muito liberais e que nao tinham estrategia para o Iraque, etc, etc.

Agora todos se queixam que foram enganados pelo Presidente.. Dah!


E no espaco de 2 dias, o Congresso tem maioria Democrata - YES!

o Rumsfeld e' despedido - FINALMENTE!

e tambem o Senado sera' Democrata!! YUPI!

Ja ha 50 Democratas contra 49 Republicanos eleitos, e na eleicao do senador que falta (Virginia), o candidato Democrata (Webb) tem 7000 votos de vantagem. E' esperada ainda hoje a desistencia do candidato Republicano (Allen), que por sinal queria ser o sucessor de Bush na Casa Branca... mas que se revelou no seu pior quando numa accao de campanha se referiu a um jornalista negro nos seguintes termos 'Say hi to Macaca over there'!! Muito triste, para nao dizer mais.

O tipo de propostas que os Democratas querem fazer passar no curto prazo sao medidas de bom-senso que deviam ter acontecido ha muito mas que eram constantemente bloqueadas pelo partido do Presidente: desde logo a subida do salario minimo para $7.25/hora (acutalmente nos 5), cortes nos subsidios as companhias petroliferas, aumentos dos impostos para os mais ricos (que tinham sido reduzidos desde que Bush foi eleito), leis para baixar o preco dos encargos com saude, e autorizacao para o financiamento com dinheiros publicos para Investigacao em Celulas Estaminais (isto se o idiota do Bush nao voltar a vetar!)

Ja em relacao ao Iraque nao se sabe como, quando ou quanto a politica dos EUA vai mudar.. mas espera-se que alguma coisa mude, e rapido!



Mas voltando ao Rumsfeld, prestem atencao a esta foto de 1983



Para alem da rapidez com que se passa do extremismo conservador dos ultimos 6 anos para o 'vamos trabalhar todos juntos' que o Bush agora proclama, tambem a politica externa deste pais muda ao sabor dos interesses em cada altura como se fosse o mais natural. O despedido Rumsfeld encontrava-se com Saddam Hussein quando este lhes dava jeito para fazer guerra contra o Irao, e pouco se importaram os Americanos que o Saddam matasse Curdos ou Xiitas.

Volvidos 13 anos, o mesmo Rumsfeld e tambem o Presidente (que tem como modelo o Presidente da altura, Reagan) rejubilaram com a recente condenacao 'a morte do mesmo Saddam. Para quando um pouco menos de Cinismo entre os que governam a super potencia???

Para isso teremos que esperar ate 2008, senao mais, para ver quem sera o novo (ou a nova) Presidente.. Apostas ja se fazem por aqui.