Comentarios de um cientista tuga em NYC interessado na politica, nas artes, na cultura que a cidade tem para oferecer, nas contradiccoes deste pais tao amado por uns e tao odiado por outros - e no vosso feedback!

terça-feira, setembro 12, 2006

Uma tarde no museu de Brooklyn III - coleccao permanente




Da minha primeira visita ao museu de Brooklyn com os Papas Carapaus no mes de Abril ficaram-me na cabeca a imagem de dois quadros de autores americanos que desconhecia - e que continuo sem saber os nomes porque nao tomei nota.. Um das cataratas do Niagara e que achei interessante por ter acabado de regressar de uma viagem a esse local bastante extraordinario - onde presenciei o arco-iris mais intenso da minha breve existencia :) Os meus pais podem confirmar! Ficamos todos de boca aberta. Alias eram varios arco-iris em simultaneo. O meu pai bem tentou apanha-los todos com a maquina fotografica!
Voltando ao museu, o quadro que me deixei a impressao mais intensa foi o que vem aqui por cima da catarata por assim dizer, e que se trata de uma paisagem aparentemente bucolica mas que retrata uma situacao de pre-catastrofe. O ceu esta inundado com enormes nuvens negras, enquanto em terra os animais correm todos como se fugissem de um grande predador que nao se ve no quadro.. supoe-se que todos fogem da tempestade, ou sera de outra coisa? O que acho me prendeu a atencao foi a maneira como a luz incide em certas areas do quadro, tanto no ceu como no lago, contrastando com o escuro das nuvens e tambem da floresta.
Outro quadro que acho sui generis e' o das 3 pecas de roupa no chao.